Compra de Filhotes

Pense bem antes de adquirir o seu mascote, pois ele será uma ótima companhia nos próximos 10 a 15 anos e necessitará de cuidados, carinho e atenção.

Procure definir, dentre as raças que você mais gosta, qual será mais adequada para um bom convívio. Se o seu espaço é restrito, procure uma raça de pequeno porte. Se você mora em uma casa ampla, com quintal, pode optar por cães de qualquer porte.

Após definida a raça, procure criadores renomados a fim de adquirir um exemplar com pedigree, que é a garantia de que você está adquirindo um exemplar de raça pura.

Pedigree é o nome dado ao documento que contém a árvore genealógica de um animal (seus pais, avós e bisavós). Sempre que o criador registra uma ninhada, cada filhote recebe um número de registro e, posteriormente, emite-se o pedigree. Ele é usado, por exemplo, para você saber se o filhote descende de campeões e qual sua linha de sangue ou de criação. Quando um cão participa de exposições, os títulos conquistados por ele também são homologados em seu pedigree. É obrigatório que o cão seja registrado para participar de exposições.

O pedigree também é muito útil sempre que você desejar acasalar seu cão, pois, só assim, poderá evitar uma consangüinidade indesejada ou conseguir outras recomendadas.

A única garantia de seu cão ser de determinada raça é o registro. Um cão sem pedigree possui temperamento e caráter imprevisíveis, podem ser mestiços ou possuir algum defeito que o impossibilitou de obter seu registro.

Na aquisição, exija o Protocolo de Registro do cão. O Protocolo de Registro é emitido pelo Kennel Clube e entregue ao criador. Exija este documento, pois ele é a garantia de que o cão foi realmente registrado. Em média, após 90 dias da data de emissão do Protocolo de Registro, o pedigree estará disponível no clube cinófilo em que se efetuou o registro da ninhada.

Procure conhecer o plantel do criador, pois, somente assim, você vai poder entender melhor o trabalho de cada criador, quais os cuidados que ele tem com a criação e, principalmente, o que ele tem a oferecer.

Uma vez escolhido o filhote, exija do criador um Certificado de Vacina, especificando a data de administração das doses, com carimbo e CRMV do veterinário responsável, assim como controle de verminoses. Exija, também, na forma de um contrato de compra e venda, que especifique os direitos e deveres tanto do comprador como do vendedor, as garantias necessárias para que, mais tarde, ninguém possa se sentir lesado.

Proplan

Paradigma Digital