Perfil

Lake ParkQuem observa um Basset Hound, não se engana. Ele é exatamente aquilo que se vê: extremamente manso, preguiçoso e carente.

O Basset Hound foi originariamente destinado à caça de presas pequenas, como a lebre. Apesar de ser um excelente farejador (equiparado ao Bloodhound, de quem descende e é considerado o melhor faro dentre todas as raças), o seu uso nos dias de hoje é preponderantemente para companhia.

Nunca se soube de um caso sequer de um Basset Hound ter atacado o ser humano. Eles são tão mansos que chega-se a afirmar serem os animais de estimação mais dóceis que existem. Até mesmo com crianças que puxam suas longas orelhas, espetam objetos pontiagudos ou roubam a sua comida eles não revidam. Em situações extremas preferem fugir e se esconder. Não se conhece outra raça com um grau tão elevado de tolerância.

Outra característica da raça é a preferência por uma boa soneca. Quando são filhotes, como em qualquer raça, são agitados e adoram brincar o tempo todo, mas sem esquecer de vez em quando de tirar um cochilo para recuperar as forças. Quando adultos continuam brincalhões, mas somente em poucos momentos do dia, principalmente nas primeiras horas da manhã e ao final da tarde, quando a temperatura é bem amena. O que os adultos preferem mesmo é dormir.

Lake ParkNa nossa criação os cães são mantidos soltos em uma área relativamente grande, deixando ao arbítrio deles a hora de se exercitar e a hora de dormir. Dormir, aliás, é a coisa que mais fazem durante as horas mais quentes do dia. As primeiras horas da manhã e ao final da tarde são os períodos que adoram brincar. São as brincadeiras que ajudam a mantê-los em forma.

Ao contrário do que muitos pensam, os Basset Hounds não possuem problemas de obesidade, se propiciado espaço suficiente para se movimentarem. Talvez por apresentarem uma estrutura corpórea pesada, passam a idéia de comilões. No nosso plantel, raros são os casos de cães que precisam passar por uma dieta que regule a quantidade de comida. Ao contrário, precisamos incentivá-los a comer, pois preferem mais a nossa companhia do que a comida.

Por ser preguiçoso e adorar dormir, pode passar a idéia de que goste de ficar sozinho. No entanto, ele detesta solidão. Raros são os casos de Basset Hounds que ficam um dia inteiro sem outra companhia por perto, sem aprontar um verdadeiro escândalo, como latir sem parar e uivar, demonstrando toda a angústia de sua solidão. Como foram criados para caça em matilha, detestam ficar sozinhos. Um lar ideal para eles é aquele onde existem pessoas o tempo inteiro ou a companhia de outro cão. Nesses casos, raramente se ouvirá sequer um latido.

Lake ParkMuitas pessoas avaliam mal o temperamento de um cão na hora da aquisição, o que motiva a sua rejeição e até a devolução ao criador, pois não era aquilo que esperavam. Com o Basset Hound isso raramente acontece. Por possuir um temperamento que facilita a convivência, como não fazer artes em excesso e nem ser agressivo, os motivos das eventuais devoluções nunca estão ligados ao comportamento do cão, mas sim a um engano de avaliação em relação ao comprador.

Proplan

Paradigma Digital