Curiosidades

Mr. JeffriesPor muito tempo, as maiores orelhas de um cão pertenceram a um basset hound. Estava registrado no Livro dos Recordes, edição 2004. Trata-se de Mr. Jeffries (Knightsfollie Ladiesman), cujas orelhas possuem 29,2 centímetros cada, segundo a medição realizada pelo Guiness, em 3 de novembro de 2002. Seu dono, Phil Jeffries, de Southwick, West Sussex, Inglaterra, assegurou as orelhas por 30.000 libras, cerca de 47.800 dólares.

Bricar's Uther Pendragon (Utti) é considerado um dos maiores padreadores do mundo de todos os tempos, por ter gerado 3 campeões mundiais. Hey Jude dos Sete Moinhos (4º BIS na Mundial de Berna, Suíça - 1994), Humphrey dos Sete Moinhos (BIS na Mundial de Bruxelas, Bélgica - 1995) e Like Daddy dos Sete Moinhos (3º BIS na Mundial de Budapeste, Hungria - 1996). Utti é pai do Dog City & Cia Space Cowboy (Barney), um de nossos padreadores. Por conta disso, seu nome consta em muitos pedigrees de nossos cães campeões. Na foto Utti está entre seus filhos: à sua direita, o Ch. Humphrey dos Sete Moinhos, e à sua esquerda, a Ch. Hey Jude dos Sete Moinhos.

Utti & FilhosO campeão inglês Bassbarr O’Sullivan fez uma carreira espetacular vencendo 67 CC'S, 31 Grupos e 9 Best in Shows. Um dos Best in Shows foi vencido em exposição que contava com 22.000 cães. Foi o melhor cão entre todas raças do Reino Unido em 1993 e 2º Melhor em 1994 e 1995. É detentor do título “Top Basset Hound de todos os tempos na Inglaterra”.

O basset hound recordista da raça em número de Best in Shows no Brasil é o Multi BIS & BISS Ch. Lake Park Thor, com 43 conquistas. Ele conquistou, também, o título de Melhor Basset Hound do Brasil em 2010 e 2011, Melhor cão do 6º Grupo em 2010 e 2011 e Cão Número 7 entre Todas as Raças na cinofilia brasileira em 2010 e número 5 em 2011, além de ser o 3º Melhor Cão de Criação Nacional em 2011.

Bassabarr O'SullivanScheel's da Dinamarca é um dos criadores de basset hound mais antigos do mundo em atividade. É uma tradição de família. Fiéis ao tipo Tal-E-Ho's (extinto canil americano que influenciou fortemente a raça), eles criam há mais de 40 anos. Na foto, quatro gerações Scheel's (da esquerda para a direita: Moerkberg's Snowwhite, Scheel's Naughty by Nature, Scheel's Cruella de Vil e Scheel's Flora Danica).

A única fêmea da raça a vencer 10 Best in Shows e a conquistar o título de Grande Vencedor Nacional foi a Multi Ch. Lake Park Amanda. Com isso tornou-se a melhor fêmea basset hound de todos os tempos no Brasil.

O Ch. Blue Billy Bojangles foi, até o momento, o cão que produziu o maior número de campeões americanos: 49 no total. Considerado por muitos como o melhor reprodutor de todos os tempos nos Estados Unidos.

Scheel's BassetsO Ch. Deer Hill's Great Gatsby, além de vencer inúmeras exposições especializadas (as chamadas nacionais nos EUA), é o recordista da raça em número de Best in Show conquistados (somente no ano de 1998 foram 44). Foi o segundo melhor cão dos Estados Unidos em 1998. Seu nome aparece em vários pedigrees de nossos cães campeões.

Proplan

Paradigma Digital