FAQ - Dúvidas Frequentes

Com que idade o filhote pode ser separado da mãe e ir para sua nova casa?
Com 60 dias de idade todos os filhotes já estão desmamados e podem ir para sua novas casas. Nessa idade eles já foram vermifugados diversas vezes (a cada 15 dias dia é feita uma vermifugação) e também já receberam a primeira dose da vacina múltipla (vacina que protege contra 10 doenças).

Gostaria de ter um filhote. Como faço?
Se você tiver interesse em ter um Lake Park, entre em contato conosco.

Como é feito o envio do filhote para outra cidade?
Se não for possível pegar o filhote pessoalmente em nossa casa, preferimos enviar o filhote para outra cidade por via aérea. Para isso será necessário providenciar o atestado de saúde para viagem, feito por médico veterinário, adquirir uma caixa de transporte específica para transporte de animais vivos e fazer a reserva na companhia aérea escolhida, com no minimo 2 dias úteis de antecedência ao vôo. Preferimos enviar o filhote em vôo direto, para diminuir o tempo em que o filhote ficará em trânsito. Isso possibilitará que em poucas horas ele esteja no destino e muito bem.

O custo de transporte dependerá do tamanho do filhote, do destino e da cia. aérea escolhida. Quanto maior o cão maior será o custo da caixa de transporte e também do frete, já que o valor cobrado será em função do tamanho da caixa.

O basset hound vive bem em apartamento?
O basset hound vive bem em qualquer lugar, desde que propiciado um pouco de atenção. No caso do apartamento será necessário algumas saídas diárias para uma boa movimentação, ocasião em que ele fará seus exercícios e suas necessidades fisiológicas.

Moro sozinho. Posso ter um basset hound?
O basset hound é um cão de caça, cão de matilha, que nos últimos tempos transformou-se num ótimo cão de companhia. Por ser um cão de matilha não suporta viver sozinho. Quando deixado por muitas horas sozinho começa a latir e uivar demonstrando toda a sua angústia em estar solitário. Por isso, o ambiente ideal para ter um basset hound é aquele em que tem pessoas ou outros animais em tempo integral.

O basset hound convive bem com crianças?
O basset hound adora crianças. É uma das raças mais tolerantes a brincadeiras. São tão mansos que mesmo quando as crianças excedem um pouco nas brincadeiras preferem fugir a revidar. Por ter uma estrutura pesada pode passar a idéia de que prefere somente dormir. Mas quando motivado é um incrível brincalhão e adora a companhia.

O basset hound convive bem com outros animais?
É uma excelente companhia para qualquer tipo de animal, seja outro cão, de qualquer raça, ou até mesmo gatos. Aliás, o que o basset hound mais quer é companhia, seja ela de gente ou de outros animais.

Posso ter dois machos convivendo juntos?
Sim. A convivência  é muito tranqüila entre dois machos basset hounds. Se um dos machos for de outra raça, deve-se informar sobre o temperamento da outra raça, como saber se ele é dominante ou não. Geralmente os basset hounds não tem problemas de convívio com outra raças. Pequenos atritos podem ocorrer entre machos se no ambiente tiver alguma fêmea no cio. Algumas vezes nem assim. Mas as brigas entre dois bassets dificilmente resultarão em algum ferimento.

Existe diferença de temperamento entre a fêmea e o macho?
A literatura diz que, em qualquer raça de cães, as fêmeas são mais calmas que os machos. Na prática não vemos muito isso entre os basset hounds. Temos vários relatos de fêmeas muito ativas e agitadas e machos bem pacatos. Mas com toda a agitação que um exemplar de basset hound possa ter, ainda será mais calmo do que qualquer outra raça.

Quais os cuidados que devo ter com meu basset hound?
A página "Saúde", acessada pelo Menu "Dicas" de nosso site,  tem várias informações úteis a respeito desse tema.

Meu basset hound tem cheiro forte. O que devo fazer?
O cheiro forte em alguns basset hounds é provocado por situações estressantes porque está passando o cão. Deixar um basset hound sozinho, por exemplo, gera muito estresse. Isso faz com que suas glândulas sebáceas exacerbem a produção o que produz um odor forte. Assim, a melhor forma de diminuir o cheiro é diminuir o estresse por que ele passa. Ou seja, se ele passa muito tempo sozinho, a melhor forma é propiciar companhia a ele em tempo integral, seja de pessoas seja de outros animais. Banhos freqüentes ajudarão a diminuir o odor, mas não o solucionarão se não eliminar a situação que provoca o estresse. Por isso, dê atenção ao seu basset hound e ele será feliz e muito cheiroso.

O basset hound pode participar de agility?
Apesar de existir vários basset hounds participando de provas de agility, existem outras raças mais apropriadas para esse esporte. O basset hound possui uma forte estrutura que lhe garante resistência em longas caminhadas. Se o seu dono gostar de caminhadas, ele será uma ótima companhia nos passeios.

Qual a alimentação ideal para o basset hound?
Após o filhote ser desmamado ele já estará comendo alimento seco. Hoje no mercado existe uma infinidade de opções em rações para cães. Nossos cães são alimentados com as seguintes rações, toda da linha Super Premiun da Nestlé Purina, as quais recomendamos para uma ótima saúde do basset hound:

Filhote, desde o desmame até os 6 meses de idade (3 a 4 vezes ao dia) e dos 6 meses até um ano e meio de idade (2 vezes ao dia): ProPlan Puppy

Adulto (2 vezes ao dia): ProPlan Adult.

Proplan

Paradigma Digital