Saúde

Aqui você encontra um breve guia de cuidados necessários para que seu cão tenha uma vida saudável e feliz.

Vacinação

As vacinas utilizadas na prevenção das doenças a que está sujeito o seu cão são as seguintes:
- múltipla (parvovirose, cinomose, leptospirose, hepatite, parainfluenza, coronavírus e
adenovírus tipo 2);
- pneumodog (tosse dos canis ou pneumonia canina);
- anti-rábica (raiva).
Calendário de vacinação:
- 40 dias de idade: 1a dose da múltipla
- 70 dias: 2a dose da múltipla
- 100 dias: 3a dose da múltipla
- 130 dias: 4ª dose da múltipla + pneumodog
- 180 dias: vacina anti-rábica
- anualmente: uma dose da múltipla, da pneumodog e da anti-rábica

Importante: não vacine o seu cão se ele estiver doente ou debilitado. Consulte o veterinário.

VERMIFUGAÇÃO

A partir de 30 dias de idade (ou conforme a orientação veterinária) deve ser feita a medicação contra os vermes intestinais, repetindo-se a cada 2 semanas até atingir os 6 meses de idade. A partir dessa idade a vermifugação deve ser feita de 3 em 3 meses, ou a qualquer tempo, caso seja necessária.

ALIMENTAÇÃO

Uma ração de qualidade é o alimento completo e ideal. Devido a formulação balanceada de ingredientes, que proporciona um bom funcionamento do sistema digestivo, o seu cão apresentará uma bela pelagem, refletindo o seu estado de saúde.
A ração deve ser fornecida 3 a 4 vezes ao dia até os 6 meses de idade. Após, 2 vezes ao dia.

Numa eventual troca de ração, deve-se misturar a nova com a que está sendo administrada, reduzindo a antiga aos poucos em cada refeição até ficar somente com a desejada.
A água deve ser fresca e potável e estar sempre à disposição.
Para uma boa saúde, recomenda-se não dar doce, pão, chocolate, ossos de frango e outros tipos de guloseimas e temperos.

BANHO

O banho deve ser com xampu ou sabonete neutro. Um banho a cada 15 dias é mais do que suficiente. Não deixe entrar água no ouvido. Se for necessário, proteja-os com chumaços de algodão.

Durante a secagem utilize a toalha levemente umedecida para a limpeza dos ouvidos, até a completa retirada dos excessos de cera que se acumularam. Aliás, recomenda-se, semanalmente, proceder a limpeza dos ouvidos para evitar o mau cheiro e eventuais otites.

CONTROLE DE PULGAS E CARRAPATOS

Existem no mercado uma infinidade de produtos para eliminar pulgas e carrapatos. No entanto, o melhor controle é a prevenção. Nesse sentido, procure dar preferência a produtos que impeçam que o seu cão seja infestado. Um bom controle do ambiente, também, é fundamental. O local em que o seu cão dorme ou permanece a maior parte do tempo deve ser limpo periodicamente.

Banho de inseticida somente com orientação do veterinário.

Vale lembrar que tanto as pulgas como os carrapatos são transmissores de doenças na maioria das vezes fatais.

EXERCÍCIO

Os exercícios são importantes para o desenvolvimento dos filhotes e para manter a boa forma dos animais adultos. Se a sua residência não possui espaço para os exercícios diários de seu cão, procure levá-lo para caminhadas. Agora lembre-se: somente leve o filhote para passear após a administração da última dose da vacina múltipla. Até lá, por não estar totalmente protegido, é melhor cuidá-lo apenas em sua residência.

Na fase de desenvolvimento do filhote, principalmente, os banhos de sol (início da manhã e final da tarde) são altamente recomendáveis.

OUTROS CUIDADOS BÁSICOS

Evite o contato direto do seu animal com inseticidas, desinfetantes, creolina, detergentes e produtos químicos em geral. Para limpeza do ambiente use água sanitária diluída.

Evite, também, manter o seu cão com a pelagem úmida. A umidade favorece o aparecimento de fungos, problema que demandará tratamentos longos e dispendiosos.

Proplan

Paradigma Digital